Conselho Regional Educação Física no Estado recebe apoio da Câmara de Vereadores de Pinheiros para Emancipação.

A Câmara de Vereadores de Pinheiros recebeu uma carta pedindo apoio ao CREF/ES (Conselho Regional Educação Física), para a criação de um Conselho de Educação Física no Estado, separado do CREF1, que atualmente é subordinado ao Rio de Janeiro.  A ação é apoiada pelo CREF1 e vem sendo discutida ao longo dos últimos meses com a categoria local.

Dentre os pontos apresentados na carta, um dos mais importantes é dar mais autonomia para o Conselho, aprimorando o trabalho de fiscalização do órgão em relação aos profissionais e pessoas jurídicas que atuam na área no Estado. Hoje, o CREF1 possui mais de 50 mil profissionais, sendo cerca de 11.200 no Espírito Santo, aproximadamente 20% dos profissionais registados.

Outro aspecto abordado,  foi a importância da categoria dentro do sistema de saúde brasileiro, pois a cada dia eles trabalham mais com a prevenção de doenças e a promoção de qualidade de vida para a população. Na carta de apoio foram apresentados estudos que mostram que a prática regular da atividade física aumenta a imunidade, podendo inclusive, contribuir em até 8 (oito) vezes a chance de sobrevivência de pessoas acometidas pelo COVID-19 em comparação a pessoas sedentárias.

No Espírito Santo, dados de 2018 do Ministério da Saúde indicam que o Estado tem 46,2% da população com prática insuficiente de atividade física. Além disso, que 52,3% dos capixabas se encontram com sobrepeso e 26,2% com hipertensão, problemas que poderiam ser combatidos com o estímulo à prática de atividades físicas.

Fonte: Informativo da Câmara. Ed. n° 002/2021.

Publicado em quarta-feira, 09 de junho de 2021

Atualizado em quarta-feira, 09 de junho de 2021